Missa da Ceia do Senhor abre o Tríduo Pascal em PG
Celebração acontecerá às 20 horas de hoje
Publicado: 17/04/2025, 17:54

O bispo Dom Bruno Elizeu Versari celebra à noite, às 20h, na Catedral Sant’Ana, a abertura do Tríduo Pascal, na Missa da Ceia do Senhor. Nesta celebração, as hóstias são consagradas e o Santíssimo Sacramento é transladado. O altar é desnudado, velas e flores são retiradas e as imagens cobertas com panos roxos. Mantém-se um silêncio profundo e respeitoso. Um silêncio respeitoso por Jesus. Não há bênção final porque o tríduo é uma única celebração dividida em três momentos: Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo.
A Sexta-Feira Santa é o dia da adoração à cruz. É o único dia do ano em que não há celebração da missa em todo o mundo. Os fiéis se reúnem, às 15 horas, para ouvir a Palavra, com a proclamação do Evangelho da Paixão, orações universais e a coleta do óbolo de São Pedro. É um dia de recolhimento até a Vigília Pascal.
O Sábado Santo é um dia alitúrgico, sem celebrações pela manhã e à tarde. A partir das 18 horas, ocorre a Vigília Pascal, considerada a mãe de todas as vigílias, em honra ao Senhor. Na Catedral, a celebração será às 20 horas. Ela começa com a igreja às escuras. Um fogo é aceso do lado de fora e dele é aceso o Círio Pascal, símbolo de Cristo, que ilumina a comunidade como a coluna de fogo guiando o povo de Deus no deserto.
A Páscoa é a celebração da aliança definitiva, a vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte, realizada pelo sangue de Cristo. Dom Bruno vai celebrar a Missa de Páscoa, às 10 horas, na Catedral. Com o Domingo da Ressurreição inicia-se o Tempo Pascal. A Oitava da Páscoa segue até o Dia de Pentecostes, que, em 2025, será celebrado no dia 8 de junho.
Com informações da assessoria de imprensa.